quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Águas profundas


Olhos velados em mãos trêmulas.
Dualidade de corpos isolados,
De um lado o medo encarava
E do outro ele não podia ser aceito;
Dentro de cada peito um coração pulsava.

Bochechas tingidas de sangue
Os olhos eram meigos e assustados,
Corpo paralisado no êxtase
Pelos fantasmas de um passado.

Ele encarava a moça.
Sentidos aguçados ao desejo
Ao amor de um coração danificado.
Queria daqueles lábios um beijo
Que a moça havia recusado.

Quem é ela?
A mente de um corpo desejoso perguntava.
Um enigma tão transparente,
Um corpo afundado em água.
Afogava-se, o destemido que mergulhava.

Ele a observava da superfície
Por dentro um coração não revelado.
Distintos eram o corpo e a alma
Da moça pela qual ele se apaixonara,
Indevidamente, por fora d’água.

Eis que então ele mergulha.
E afundando a encontra,
Num abraço mudo ele a acalma
Águas profundas, agora rasas.

Por anos ele encarou aqueles olhos,
Até que numa libertação do abstrato
A moça lhe concedeu o beijo dócil.

16 comentários:

  1. Que doce, super combinando com a imagem, que eu adorei por sinal.
    "Ele encarava a moça.
    Sentidos aguçados ao desejo
    Ao amor de um coração danificado
    Queria daqueles lábios um beijo
    Que a moça havia recusado" Muito muito lindo. Seus textos/poemas são sempre lindos. Adorei,adorei, Jay :) como sempre me deixando sem palavras com suas palavras lindas.
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Metáforas sensivelmente fortes a construir uma atmosfera lírica a adornar o imaginário de cada um que passa por aqui e degusta de seus versos dotados de extrema sensibilidade e um magnetismo encantador.

    Bela a maneira como fechou esse primoroso conjunto de versos. Todo poema possui alma e, para mim, a deste reside na 'libertação do abstrato'.
    Fraterno Abraço e beijo terno!

    ResponderExcluir
  3. Esperar é sempre uma virtude, ainda mais quando se trata de um objetivo nobre, sempre é esse o desejo primitivo de um inguiso sem explicação, de uma razão sem razão, um querer mortal, mergulhar é sempre perigoso pois pode-se morrer afogado, porém caso o mesmo não venha a acontecer, vai doer, uma dor que ira consumir as entranhas na primavera e o inverno sera o inferno, verão hostil de outono nebuloso, mas se faz nescessário, o poeta precisa de uma razão para viver, se não a morte se faz preciso, por mais que seja uma impossível chance, ele permanece como um brinquedo velho pronto para ser despertado quando a musa queira.

    ResponderExcluir
  4. Jay,
    nossa que lindo!
    Sinceramente não tenho muito a comentar! Está tão belo e tão bem-construído, num jogo de contraste de águas!
    Cada vez melhor, amiga!
    Fiquei sem mais palavras...

    Beijinhos e ótima sexta feira!

    ResponderExcluir
  5. Belissimo. Esses 'quereres' enfeitam a vida de uma forma única. Palavras doces que coloriram a minha tarde!

    ResponderExcluir
  6. que lindo ;]
    essa questão de ser e sempre inspiradora.

    ResponderExcluir
  7. Achei lindo seu poema, ao mesmo tempo encantador, mas de um jeito sombrio. Você tem mesmo um talento, aproveite ;)
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jayne,
    pra variar, seus post tão cheio de emoção...hoje lendo este post, senti-me como alguém que assiste uma cena de um aquário, vi, é lindo, mas não sinto a energia, não sinto este calor, porque um vidro frio e espesso me impede.
    Por outro lado, seu post me chamou atenção para esse desejo vivido dentro de água, a gente tá sempre mais vulnerável na água, a terra, pelo menos pra mim, é lugar do controle, da firmeza, da racionalidade, já a água, é a metáfora da emoção....

    Enfim, de repente me deu uma vontade danada de ir pra uma cachoeira, uma mar, um rio...

    Beijos, Jayne e obrigada pela presença nos Afetos com seus comentários tão enriquecedores, pra mim
    Nana

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Mais um post cheio de sentimento. Adoro sua criatividade e a maneira que escreves!

    ResponderExcluir
  10. Bem Jay,
    Primeiramente, queria agradecer de coração o seu comentário em meu espaço. Foi algo muito espetacular que eu nem sei explicar como eu fiquei feliz de ter lido algo relacionado a mim com tanto carinho e compreensão. Vou tentar fazer o mesmo, ok? Espero que não se importe.. Vou citar algumas características importantes:

    1- Sensibilidade: A sua forma de pensar e colocar seus pensamentos no papel (no caso, o blog) é linda. Você pensa e escreve magistralmente, como se fosse uma mestra de uma orquestra. Te ler sempre foi e sempre vai ser um orgulho pessoal que acabo levando comigo.

    2- Maturidade: Isso é algo que eu nem preciso comentar muito, já que você mesma demonstra isso claramente, até mesmo para as pessoas que você nem conhece diretamente. Pensar é algo dificil quando se tem algo para se expresso, contudo, você demonstra com claridade e objetividade, o que facilita o leitor entender o que você quer dizer.

    3- Não sei muito bem como colocar isso, mas as vezes, tenho a leve impressão que te conheço há muito tempo. Mesmo sem conversar e tendo apenas alguns comentarios e textos que nos ligam, consigo perceber um alto indice de coisas em comum que pode ajudar a te conhecer melhor. Você é uma pessoa maravilhosa. Com certeza, tem tudo para ter um sucesso pessoal e profissional imenso, basta acreditar.

    Desde já, me despeço. Espero voltar logo. Um grande beijo, com carinho,
    Pedro

    ResponderExcluir
  11. Um poema que vive na intensidade de ser, expressando com emoções latentes cada sentimento, cada gesto... E depois de ter dito tanto em tão pouco, o que restam são elogios, muitos deles.
    Sem mais delongas, como de costume, os seus textos brilham.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  12. uau... muito lindo com certeza. Sempre gosto de ler seus textos, não importa o tamanha eles são sempre recheados de sentimentos e mensagens...Com certeza adoro! Esse não foi para menos, o duro é que estou tão obcecada por beijos que esse não ajudou muito ahsuaushsh
    mas é perfeito, amei

    recantodalara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Poema lindo, Jay! Admiro pessoas que conseguem se expressar desse jeito, e mesmo não sendo expert no assunto, sei que você tem talento. Continue escrevendo!
    Beijos.
    http://stupid-carol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Que poderia eu fazer, senão acrescentar às mais lindas declarações, apenas um ponto a mais, diante do que leio? há palavras para descrever|? nao! posso sentir, para expressar-me com muito esforço, sem chegar ainda ao teu merecimento - insuficientes as palavras - que evoca-se aqui a imagem das possibilidades: 1 - águas profundas pode indicar a profundidade dos sentimentos e intenções, os pergigos sombrios que podem se estabelecer numa dicotomia de relacionamentos; 2 - o medo do pergigo, o desconhecido/ novo, faz-nos ir devagar; 3 - os desejos de avançar intelectualmente e sentimentalmente é mais forte, e vence os perigos, porque... 4 - um abraço e um beijo concedido dá a tônica de paz para sobreviver com fé....
    beijos carinhosamente poéticos, desejando que nunca fechea a porta da poesia e nao sepulte as nossas alegrias...(sabe do que lhe digo, nao?)

    ResponderExcluir
  15. Não gosto muito desse tipo de poema, acho meio assustador, HAHA! Mas está perfeito de verdade! Estou seguindo o seu blog. beijo.
    _______________
    http://classicheap.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dúvidas ou contribuições?
Deixe seus rabiscos aqui também...