domingo, 18 de setembro de 2011

Eu não me acostumo


   Eu disse muitas vezes que somos capazes de nos acostumar com tudo: Com a pouca comida, com o frio, o sono... Mas, quer saber de uma? Eu não me acostumo!
   Eu não me costumo com a falta de atenção, de caráter, de amor. Não me acostumo com os sorrisos, abraços e palavras falsas, enganosas. Nem tampouco com atitudes indóceis, secas e cheias de veneno. Eu não posso me permitir a acostumar-me com esse mundo desumano, inverso, desajustado.
   Eu sei que somos humanos e que erramos, mas já passamos disso. Já nos acomodamos no erro e assim já ficou mais fácil magoar, esquecer, fugir. Já ficou fácil ignorar, esquecer do real sentido da vida. Qual o sentido da vida? Encontro várias respostas para essa pergunta tão simples, e é justamente esse o problema, pois só existe uma resposta fiel para ela.
   Eu não me acostumo com as distorções de humanidade, com todo esse processo invertido. Onde foi parar a essência de sermos humanos? Não me acostumo com todos esses espelhos rachados que refletem uma imagem em pedaços, imagens do que somos, mas não deveríamos ser... E não deveríamos simplesmente porque nos deixamos levar pela leviandade que já parece tão normal.
   Eu não me acostumo com o dinheiro esmagando sentimentos. Também não me acostumo com falsos sentimentos. Eu não sou obrigada a aceitar a covardia defasadora de seres desumanos. Covardia de quem abandona, vira as costas e se vai sem se preocupar com o coração do outro, tão pulsante e vivo quanto o seu próprio. Covardia de quem se esconde dentro de si mesmo tentando provar a todo custo o que não se é, sendo o que de mais cruel pode ser.
   Eu não quero me acostumar com o medo que me impede de dar passos contra tudo e contra todos. Eu não quero me acostumar com a insegurança de gritar, porque o silêncio descasca aos poucos a minha voz e muda eu nada sou. Eu também não quero me acostumar com a insegurança do silêncio, porque os gritos ensurdecem a mim mesma por vezes.
   Eu só queria ter o costume de ouvir sempre um bom dia dos desconhecidos que eu só posso conhecer quando humanos, de sentir um abraço amigo sempre quando a inquietação de ser gente me bater destrutiva.  Eu só quero me acostumar com os sorrisos meigos e despreocupados de pessoas felizes de verdade pelo simples motivo de acordarem e sentir o sol a iluminar, a chuva a lavar e a lua a clarear o céu escuro.
   Eu só queria ter o costume com a ordem natural dos fatos. A delicadeza e gentileza dos atos. Ao perfume das flores cobrindo toda e qualquer malevolência. Eu só quero me acostumar com o olhar infantil a penetrar-me e depositar em mim o desejo de ser mais: Mais eu mesma; mais humana; mais dócil; mais vigilante com o coração alheio; mais meiga; mais pelos os outros para me sentir felizmente completa. Eu só quero me acostumar com um mundo que eu sei que talvez nunca exista de verdade, mas é o mundo que eu carrego dentro de mim.
   Porque no fim eu sei que, o real sentido da vida estar Nele... Naquele que quando fez o mundo também queria não se acostumar como ele estar agora e ainda guarda a esperança de poder sentir e querer se acostumar com o Amor que já estar escasso em sua essência ÚNICA, um Amor diferente da maioria das coisas que eu vejo hoje, porque o amor que eu vejo é um amor esquecido, esmagado, distorcido...
   Eu quero me acostumar com um Amor que quando existente é paciente, é benigno, um amor que não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece. Não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera; não se ressente do mal. Eu quero me acostumar com um Amor que tudo sofre; tudo crê; tudo espera; tudo suporta...
   Parece utopia para você? Talvez isso aconteça porque você já se acostumou com tudo isso que eu não quero me acostumar, com o desamor mascarado... Mas, no fim, ainda resta a esperança de que a gente aprende a não querer se acostumar. Deus existe, “todos” acreditam nisso, mas são poucos os que se agarram na sua fé e fazem Dela mais do que um simples acomodar-se com as tendências mundiais. Acreditar é, acima de tudo, jamais desistir de si mesmo. 

16 comentários:

  1. Jay, minha querida amiga!
    Lindo texto!
    Cada vez melhor! De verdade!

    Creio que muuuitas coisas nesta vida não devemos mesmo nos acostumar, pois elas determinam o que não queremos para nós e os outros a quem amamos.

    Jay, muito obrigada pela consideração com meu trabalho e comigo, em ter comentado em todos últimos posts. Sei que está muito ocupada, te desejo a maior sorte do mundo nos teus estudos!

    Quanto ao teu blog, nem pense em acabar,amiga. Uma solução é postar com menos frequência e ir levando, mas parar nunca! :)
    Outro dia um amigo me disse que meus textos são "o ar que ele respira, não me tire meu ar...", ele disse. Te digo a mesma coisa: "não tire meu ar!".
    Porque tudo aquilo que gostamos e que sentimos um toque do divino, é o nosso ar, um pouco do oxigênio necessário aos nossos pulmões!
    Abraço imenso!

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo! Nós seres humanos somos taxados que sempre nos acostumarmos com tudo, mas eu tb não consigo me acostumar com tudo. Se todo mundo estive com Ele, acho que nada disso seria assim, acho que poderíamos nos acostumar, porque tudo seria Fortaleza.. Ah Meu Deus, meu Senhor, o mundo seria tão melhor Contigo. "Acreditar é, acima de tudo, jamais desistir de si mesmo." Acho que se as pessoas crescem em algo bom as coisas seriam beeem diferentes! LINDO, LINDO, LINDO!

    Beijo, pra ti uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Belíssima reflexão! É bom saber que ainda há umas duas ou três pessoas que não se deixam acostumar-se com este mundo hipocrita e incoerente em que vivemos...

    bj, flor

    ResponderExcluir
  4. "Acreditar é jamais desistir de si mesmo"

    Também não me acostumo com tudo isso Jayne...tb sofro com tudo isso...e quer saber tenho buscado fazer o bem, tenho procurado gente do bem, pessoas e fatos que me fazem ser eu mesma, que me fazem feliz..tenho procurado o amor e estou tentando cultivar isso, porque não desisti de mim....

    Não me acostumei, mas já cansei de tentar mudar o outro..vou mudar a mim a mesma, quero boas energias, quero perto de mim quem quer mudar tb..perto que eu me refiro, não é fisicamente, porque assim não tem como evitar este "descostume" todo, é perto da alma...

    Bjs
    Nana

    ResponderExcluir
  5. É, querida amiga poética, sinto que nos acostumamos a tanta coisa, e é preciso libertar-se disso! tenho-te em conta de razão completa, porque "o homem é lobo do homem" e vamos nos destruindo a cada momento, com nossos orgulhos e espinhos! quisera Deus fazer brotar em todos um sentimento tao louvável quanto a denuncia dos poetas! nao desista jamais, meu bem,que precisamos de ti, de ler-te sempre! um abreijo!

    ResponderExcluir
  6. Caramba...já te falei isso? Amo seu blog! Nunca dá preguiça de ler, não importa o tamanho dos textos... Que são sempre bons, bonitos, tudo o que precisa!!!
    Esse aqui, por exemplo, não tem o que falar! Nos mostra como o mundo está frio... Como os sentimentos de verdade são postos de lado, colocados como "luxo"...
    Amei, apesar de isso ser muito triste
    Beijos!

    Recantodalara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. as vezes as rosas ferem com seus espinhos enrustidos, então busco pedras, lindas e cintilantes, outras se fazem más e caem aos meus pés, busco aves, porém sejam belas, e assim sendo podem esconder a dor, busco urubus...
    Nem sempre o mais valioso tesouro se encontra em reinos mil, talvez esteja em uma favela, reduto abandonado, vilarejo qualquer...
    Também não me acostumei,e nem vou faze-lo, como diría o grande Titã Nando Reis "não vou me adaptar..." é deve ser isso, prefiro acreditar na beleza da flor do q em seus espinhos, a velocidade da queda dói , eu sei, mas a intensidade dela me felicita, pois nela vejo o sorisso do meu amor, a milhas e milhas distante de minha mão, mas presa ao meu coração, estarei eu ao dela ? Se assim for, antes que toque o chão e parta em mil pedaçõs ela ira me resgatar...

    ResponderExcluir
  8. sem q saiba, resgata alguém da queda e é esse o sentido da vida... morar no coração de alguém, habitando dia e noite a mente da pessoa que lhe escolhe

    ResponderExcluir
  9. Exato, preciso e profundo...muito bom seu texto...muita verdade muito bem colocada...e gostei muito da imagem também!

    []s

    ResponderExcluir
  10. Acho que ninguém se acostuma com isto, ou os que se acostumaram com isto, nunca viveram o mundo que você descreveu, de amor,de paz, de alegria, talvez ele só exista na nossa cabeça,mas bem que podia ser real,porque ele é bom...é verdadeiro, é cheio de amor e sentimentos bons. Belo texto.
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente, parabéns pelo blog, e pelo belíssimo texto. De fato, mesmo sendo contra tudo isso, a maioria de nós, e me incluo nesta maioria, se acomodam diante de tanta injustiça, às vezes por medo de bater de frente...
    Ah, e a imagem do texto é uma maquiagem artística! rs. Eu sou extremamente fascinada por isto!

    Beijos,
    Amanda.
    http://entrepoeblush.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Crer em tudo o que nos faz bem, ignorar tudo aquilo que nos detém. E a fé, realmente move coisas inimagináveis, acreditar num mundo bonito é uma escolha vã, na verdade temos mesmo é que acreditar em pessoas mais bonitas, se todos fizessem isso, acreditando em sua beleza que emana de dentro pra fora, todo o resto se transformaria.

    Lindo texto Jay, remete importantes reflexões, com profundeza nata.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  13. Seria um erro acostumar com tudo o que o mundo nos mostra e nos oferece. As melhores pessoas agem diferente, são diferentes e conseguem fazer algo a mais.
    Belíssimo.

    ResponderExcluir
  14. O fato de não se acostumar com a rotina da vida é algo salutar. Somos eternos aprendizes e isso pressupõe certa ousadia de cada um. Ousar por sua vez definitivamente não combina com o acostumar, a mesmice... portanto, ouse, busque o novo... a novidade sempre surpreende, nos impede de conjugar o verbo acostumar por repetidas e enfadonhas vezes.

    Fraterno Abraço! Beijo Terno!

    ResponderExcluir
  15. Ah, texto mais que real. Eu também não me acostumo. Não me acostumo, principalmente, a falta que algumas pessoas e coisas me faz. É difícil viver sem algo que foi seu, ou esteve por perto por muito tempo.

    Beijo
    http://www.garotasdizem.com/

    ResponderExcluir

Dúvidas ou contribuições?
Deixe seus rabiscos aqui também...