segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ela é minha[s] quatro estações

   Eu nunca soube muita coisa sobre os passos que eu dava;
   Eu nunca vi o sol quando andava em sua direção. Nunca entendi nada sobre mim, acho que nem tentei. Eu só ia, e lá estava eu. Entre um galho seco e um deserto dentro de mim mesmo. Lá estava eu, mas por quê? Eu nem sei. E me amaram, diziam pelo menos. E me odiavam, mostraram por um tempo. Nem sei se fui eu mesmo, só sei que fui, talvez as sobras de um esquecimento...
   No outono me fiz folha, no verão eu virei bolha... Mas, em mim só restou brasa. Na primavera procurei flor, no inverno me vi só... Mas, em mim só sobrou pó. Onde estava o amor que tanto pensei sentir? Eu nem o conhecia! Deveria ser por isso, então, estava fácil demais.
   Eu a vi!
   Foi o que pensei, meu Deus, como um único ser pode fazer isso tudo? Ela me trouxe para mim, de uma forma angelical. Ela veio com mãos de flores, e eu descobri a primavera. Ora, a primavera era ela. Desse jeito, inteiro, um oásis dela transbordou em mim. Eu me senti cheio, mas ao mesmo tempo, inquestionavelmente me cabia muito dela.
   Nunca pensei que um único par de olhos fossem capazes de me dizer tanta coisa, quanta coisa! E eu segui seus passos, ela desejou que eu me libertasse, e eu não pensei duas vezes. As folhas secas, amareladas, foram ficando no caminho em dias de outono, e eu segui em frente, porque o outono era ela. E ela me era um céu inteiro que eu tinha na terra.
   Eu tinha pisado em muitas pedras por aí... Porque eu sorria enquanto sangrava? Talvez a resposta eu nunca  encontre, mas ela me mostrou alegria plena e estancou minhas feridas enquanto me apontou, no verão, a direção do sol. Então, segurei sua mão, porque o verão era ela. E, meu coração, só se aquecia com ela.
   Eu ainda me pergunto: Como pude ser tão leviano comigo? Como pude pisar em espinhos e achar que eram rosas? E eu tremi no arrependimento, estava fácil demais. Mas, no inverno, ela ainda me aquecia. Suas certezas, sua humildade, seu caráter, pareciam ser as únicas coisas que ela tinha... E ela as oferecia sem egoísmo algum. Ela nunca questionou meus erros, e quando me chamou pra chuva, eu fui, porque ela é inverno...
   Ela é ela o ano inteiro, eu sou dela por inteiro. Perco-me em seu abraço calmo, mergulho em seus carinhos, eu desenhei em mim seus traços. E foi amor, mesmo sem saber o que ele era. Foi amor, porque você foi meu verão, meu outono, meu inverno e primavera, enquanto o resto do mundo nunca me foi nada. Você foi minhas quatro estações. E você é meu deserto em plena tempestade. E eu me liberto, pra você, por mim, sem pergunta, sem resposta, sem mistério...


24 comentários:

  1. [...] Outono é sempre igual as folhas caem no quintal, só não cai o meu amor pois não tem jeito não... É imortal (Sandy e Junior )
    [...] No verão te conhecer, primavera poder gostar, o destino que se cumpriu de sentir teu calor e ser tuuudo... (Roupa Nova)

    ResponderExcluir
  2. Você escreve com uma leveza incrível. Os detalhes são fascinantes.
    Parabéns.

    http://ociopreenchido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. E suas palavras descrevem tão bem o que um alguém é capaz de causar num outro que lhe seja único. As estações mudam, as pessoas também, mas enquanto souberem mudar umas com as outras, há de haver troca mútua de sentimentos ímpares.
    Estava sentindo falta dessas tuas palavras Jay. Ando ocupada, mas sempre que posso volto.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Você escreve com muita paixão, da pra ver, aliás para ler, no seu blog .. parabéns .. amei mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Sensível e linda observação sobre os ciclos e sentimentos os quais aparecem no decorrer da vida... e mais... da existência. Incrível como tens a capacidade de transcrever ao papel com tanta propriedade e verdade suas impressões sobre o magnífico ato de viver.


    Fraterno Abraço!
    Beijo Terno!

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    vim lhe fazer uma visitinha.
    Ótima noite ;*

    http://iasmincruz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Que lindo meu Deus.
    "E foi amor mesmo sem saber o que era. Foi amor porque você foi meu verão, meu outono, meu inverno e primavera [...]"
    Falou tudo no texto :D Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Jay... Você me deixa boquiaberta. Sempre! Adoro esses contos com personagens masculinos, que mostram toda a sensibilidade que muitos deles têm e não demonstram. E o que melhor do que ser a primavera, o verão, o outono e o inverno de alguém? Um beijo. :*

    http://railmamedeiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Bom saber que, de alguma forma, vc se identifica com meus escritos. Grato pelas visitas.

    Fraterno Abraço e Beijo terno

    ResponderExcluir
  10. Jay,
    Seria fácil conseguir demonstrar o que sonhamos através das palavras. Lembraríamos de uma coisa aqui, outra ali e, a cada sonho teríamos um pouco mais de noção do que precisaria ser feito para se chegar até lá, não é mesmo? Teoricamente, digo que sim.

    Contudo, digo-lhe que quanto ao amor, não existem teorias. Acabei de falar de uma vertente imensa em nossa vida, porém, poderia escrever as coisas mais lindas aqui que não falaria nada sobre um sentimento maravilhoso que vem a ser o amor, o fato de você gostar mesmo de outro alguém, se entregar. Diga-se de passagem, que o primeiro amor é aquele que nasce dentro de casa, com os nossos pais. A partir do momento que sabemos que amamos aqueles que são iguais a nós, podemos nos lançar nesse mundo, levando nosso sentimento a uma outra pessoa em especial.

    A cada palavra, a cada frase e a cada expressão é incrível o poder que tudo isso mantém sobre o meu emocional. Você conseguiu me deixar pensando em coisas que na maioria das vezes, eu deixara esquecido (ou tentei deixar). Coisas que preferia deixar de lado pois me traziam lembranças ruins, mas que com esse texto, pode-se fortalecer uma divisão. E eu agradeço Jay.

    Agradeço por você ser uma pessoa marvilhosa. Por saber expressar suas palavras com tamanha qualidade e fazer parte do futuro assim, ajudando os outros, escrevendo com o coração. Me sinto muito orgulhoso por, a cada dia, ver textos cada vez melhores por aqui.

    Deixo-lhe um grande beijo e um forte abraço de agradecimento.
    Do seu amigo e leitor, Pedro

    ResponderExcluir
  11. As suas palavras são tão suaves, me fazem tão bem. Você com certeza escreve com o coração. Amei teu blog, parabéns!
    http://eutinhaquaase16.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Jay, minha amiga!
    Obrigada pelos comentários por lá, sempre tão maduros e inteligentes.
    Comparar as etapas, as fases vividas por uma pessoa, seus (des)contentamentos com as estações, é no mínimo inusitado, mas se assim já o fizeram, este teu texto está brilhantemente num formato que causa estranhesa e surpresa, próprios de quem domina a escrita!
    !!!!!!
    Beijos, amiga!

    ResponderExcluir
  13. Oi Jayne...
    à medida que lia seu texto, pensava noooossa que trecho lindo, vou citá-lo qd fizer o comentário pra reforçar o que senti, mas ficou impossível fazer isso...amei cada linha, cada verso, cada dança que as palavras faziam...
    E me embarquei de um modo leve e alegre..fui lendo seu texto com um sorriso no canto, aqueles que a gente tem qd admira, qd sente, qd está embalado em alguma coisa.

    Vc tem uma capacidade incrivel de escrever, de carregar o leitor... Vir no seu blog é sempre um prazer pra mim, que me sinto mt aquém de vc no que se refere à liberdade na escrita...e venho, tb por isso, aprender e me permitir a liberdade contigo..

    Parabéns, fico muito honrada qd vejo um comentário seu no meu blog tb..

    Bjs com admiração!
    Nana Andrade

    ResponderExcluir
  14. 0 texto lindo e forte. Você escreve muito bem viuu .. mais uma vez surpreendendo né.

    ResponderExcluir
  15. Belíssimo texto.
    Parabéns. Bem profundo e emocional.

    ResponderExcluir
  16. Você tem um dom! Que texto mais lindo *-* Parabéns :)
    http://dinhacavalcante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. "eu tinha pisado em várias pedras...porque eu sorria enquanto sangrava?"

    Pois é. Porque não demonstrar o quanto doi ir pelo caminho das pedras..não é mesmo?

    Mas não podemos nos mostrar fracos, nunca. Precisamos de um coração de lata que nunca pare de funcionar ou perca o compasso...

    Muito bom baby o seu texto..Sabes que tem talento, então, continue assim

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  18. Esse texto caberia em um livro. Haja talento!
    Amei como abordou os sentimentos relacionados as estações. E mesmo sendo algo tão comum, você foi original e fugiu do clichê. #Profissional

    ResponderExcluir
  19. Amei esse trecho

    "E foi amor mesmo sem saber o que era. Foi amor porque você foi meu verão, meu outono, meu inverno e primavera..." lindo ^^

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Gostei muito do teu espaço e por isso sigo-te!!

    Esta convidada a visitar meu blog

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Não tem o que dizer desse texto, ele não descreve o amor, ele descreve a pessoa amada, e acho que a partir disso entendemos mito mais sobre como o amor é cego surdo e mudo.
    Eu me apaixonei pelo terceiro parágrafo (terceiro? Não sei, não entendo gramática XD), ele me tocou profundamente, mas o texto é perfeito sem ele também.
    A imagem tem tudo a ver com o texto, não pude parar de vizualizá-la na minha mente nem por um segundo.
    Parabéns!

    recantodalara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Depois de ler, só faltavam-me as lágrimas, pois a sua capacidade de realizar em nós o verdadeiro sentimento é o que me move a estar sempre apreciando cada letra, palavra, verso, poema, poesia, você. Te admiro "por demais".

    Eu era areia, rochas e ardor, você era agua, sutil e límpida, você se encontrou comigo, me fez praia, nos fez praia, nos fez "único"!

    ResponderExcluir

Dúvidas ou contribuições?
Deixe seus rabiscos aqui também...