domingo, 17 de julho de 2011

A menina


   A menina sorria das coisas mais simples e cantava como se o mundo desmoronasse e se erguesse ao mesmo tempo. Trazia consigo um brilho inexplicável, um sentimento inexorável. E junto às flores se fazia mais parecida com ela mesma.
   Dentro do peito um coração a sangrar, na face um sorriso ainda a encantar. Na pele a mesma dança dócil a doar-se aos outros. No âmago de seus medos as lágrimas inflamáveis de cada ferida aberta. São tantas, que antes mesmo de conseguir cicatrizar uma, a menina já se vê com outra ardendo, queimando dolorosamente.
   A quem ela poderia culpar? Seus sorrisos enganavam a todos, por vezes a ela mesma. E seguia, sempre seguiu assim, um passo trêmulo disfarçado, outro forte e corajoso a dissimular. Olhos molhados no escuro; olhos compreensíveis no claro. Ninguém a conhecia por completo, mas, a quem ela poderia culpar? Se depois de machucada ela ainda se fingia inteira?
   Sempre tocou uma melodia doce, mesmo que sua voz por dentro gritasse o ácido nela depositado. A menina dos olhos meigos sentia-se só frequentemente, mesmo que a multidão a cercasse num aperto simultâneo, o aperto de dentro era mais forte e sufocante. A menina dos olhos meigos chorava por dentro as lágrimas que por fora não saíam.
   E ela mentia pra si mesma toda vez que dizia estar bem. Mentia quando dizia que não tem problema e que vai passar. Não estar e nunca esteve tudo bem com ela; e tem problema sim se você a machucar, ela é gente e ela tem um coração que sente dor quando machucado; e não vai passar enquanto ela continuar a mentir pra si mesma.
   A menina sofre porque como menina é frágil e como mulher é ainda menina. 


12 comentários:

  1. "Se depois de machucada ela ainda se fingia inteira?"

    Acho que mesmo que uma de suas partes sejam dilaceradas, essa menina terá um novo sorriso, mesmo no engano da alma, mesmo no âmago da dor, mesmo nas lágrimas escuras, mesmo no aperto do peito, ela terá força de sobreviver,força para sorrir, porque sorrir em meio a dor é difícil, não há como atuar. Não tenho com certeza esta força, mas vejo nessa menina uma capacidade a de "ser ferida, sem ferir". Posso afirmar há muita subjetividade.

    Jaynne como sempre 100%

    ResponderExcluir
  2. Jay,
    Acho que no fundo seria bom se todas as pessoas tivessem um pouco de "meninas e meninos" dentro de si. Particularmente, não consigo ser assim. Quando estou mal, não acho maneiras para falar que tudo está bem, sorrir então é mais dificil ainda, mesmo que haja uma vontade imensa de ir mais além. Acho que sou levado à uma parte muito emocional, capaz de deixar a razão totalmente de lado.

    O mais importante mesmo é saber o momento certo para demonstrar a fraqueza. A menina no seu texto, mesmo que um dia vire mulher, sempre vai ter suas fraquezas como pessoa, suas ilusões, seus medos, receios e até mesmo suas dúvidas. Seu coração é como uma esponja que absorve tudo que acontece com ela, sempre fingindo estar bem, o que não acontece na maioria das vezes. Um dia, chega uma hora que a menina não aguenta mais e aí ela explode sentimentos e emoções. Algo que nem mesmo ela consegue explicar acontece.

    Jay, como sempre, seus textos me levando à uma reflexão maravilhosa. Fico muito feliz por estar te seguindo e ter contato com uma pessoa tão inteligente, capaz de deixar dentro de mim marcas de aprendizado que levo pra vida inteira. Um grande beijo! Te admiro muito.

    ResponderExcluir
  3. Eu amei cada palavras que foi dita e ainda outras que ficaram escondidas nas entrelinhas. Em certo trecho eu passei a imaginar essa menina, suas dores, medos, e foi fácil, acho que porque talvez cada um de nós tenhamos alguém assim dentro de nós, ou pelo menos já tivemos, alguém frágil, mesmo que esse alguém só se manifeste quando estamos sozinhos, mas ele continua dentro, perdido.

    Destaque para:

    "Mas, a quem ela poderia culpar? Se depois de machucada ela ainda se fingia inteira?"
    " A menina sofre porque como menina é frágil e como mulher é ainda menina."

    ResponderExcluir
  4. Que delicia de post!!! Que coisa maravilhosa vc escreveu!!!

    Não há o que dizer vc disse tudo!!! Disse dessa mistura doida, desse desconhecido que abita em nós..

    Obrigada por escrever!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Jay, minha amiga!
    Agora são 4h da madrugada, passei só para te dar um beijinho e te desejar sorte. Não tenho condições agora de ler um texto com atenção!
    Vou tentar durante o dia!
    Beijosssssss

    ResponderExcluir

  6. E culpar quem? Quando o ácido da tristeza flui acidentalmente para o coração dela, brilhante ao mesmo tempo cheio de um pavor silencioso que a mantem sorridente e calada sobre isso.
    Mas é melhor que sorria.
    É uma pequena maneira de escapar.

    Parabéns pelo texto lindo!

    http://asiloparagatos.blogspot/com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Jay, voltei amiga!

    lindo texto! A doce fragilidade da alma feminina, ainda que adulta, inocente!

    Feliz dia dos amigos atrasado, mas sincero! Você sabe que gosto muito de ti, desde a primeira vez que vim aqui no teu blog, encontrei por aqui uma alma sincera e talentosa e uma doce e querida amiga!
    Beijos e boa sorte na vida!

    ResponderExcluir
  8. Denso e forte fragmento de realidade transformado em prosa... ou seria prosa transformada em relidade (?)

    Parabéns pela escrita,
    Fraterno Abraço,
    Beijo Terno.

    ResponderExcluir
  9. Que lindo texto, muito mesmo.
    Acho que isso é o que mais acontece, a menina esta despedaçada por dentro,mais com uma mascara por fora dizendo ao contrario. Acho que a maioria sempre quer se esconder de si mesma, mais não adianta mesmo...
    Adorei :D muito doce e sincero.
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Dúvidas ou contribuições?
Deixe seus rabiscos aqui também...