sexta-feira, 20 de maio de 2011

Os fios de uma máquina chamada coração...

   
   Despejo nesse lixo orgânico os destroços particulares de um coração que se vestiu de aço. Jogo nesse lixo químico todo e qualquer indivíduo que no coração permaneça instalado. Foi-se a sensatez. Obrigaram-me a manter minha voz presa na garganta, como quem nada tem a dizer e por isso se cala. Mas eu queria gritar.
   Com correntes subjacentes a leis tão deficientes, acorrentaram-me as mãos e me levaram. Eu quis fugir, mas as correntes feriram a minha pele. Deixaram-na sangrando nesse lixo tecnológico. Meu coração não precisa de fios para pulsar, mas acho que eles não sabem disso. Pensaram que dentro do meu peito eu carregava uma máquina, e acho que agora, já me convenceram a acreditar nesse espetáculo de baixar a cabeça e esquecer-me de uma voz presa na garganta.
   Quiseram fechar os meus olhos, acho que apertaram o botão errado, e eu fiquei fora de ar. Esqueceram de posicionar minha antena parabólica corretamente. Os únicos canais que agora apresento são os de raiva, dor e remoço. Mexeram nos fios errados, desconectaram meu bom-senso.
   Digitaram-me num texto cheio de regras, e eu me fiz sujeito sem verbo. Pulei vírgulas e cheguei a um ponto final. E ali fiquei. Mas me infiltraram numa interrogação medíocre, me posicionaram na corda bamba da chantagem, mas se esqueceram de que meu sistema estava com defeito. Eu disse um não.
   Uma troca de fios com mãos ágeis. Manipulavam-me. Trouxeram chaves de fenda, óleo, um novo fusível, lubrificante, e implantaram um novo coração, mais fios...

12 comentários:

  1. Adoro sua inquietação escandalosamente confessa; admiro mais ainda a inteligência dos seus "arrotos" que, além de cercearem uma semiótica impecável, causam também burburinhos n'alma do leitor. Bendito seja vosso cérebro! Bendita sejas,a coisinha de Clarice!

    ResponderExcluir
  2. as pessoas tentam de todo o jeito mudar nossos corações, e armam de todo tipo de armadilhas - tentam manipular nossos ideais e transplantar outro coração - parabens pelo texto e me visite sempre q puder - estou carente de suas palavras rsrrs

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaynne, minha amiga!
    Lindo!
    Coração de aço, duro, dos sofrimentos. Mudamos, mas ele segue com seus artifícios, grande fortaleza!
    Lindo mesmo!
    Cada vez melhor, eu diria!
    Ótimo fim de semana, descança, depois quando puder, me conta como estão as aulas!!!

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Quanta verdade eu vi aqui. Foi como ler um desabafo inquieto, que não aguentava mais ficar em silêncio. Ler essas palavras intensas me deixaram anestesiada, foi como um tapa que nos acorda do delírio latente. Ah Jay, você sempre surpreende.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. O sangue que escorre, e deixa-o sangrando, o transplante do coração ao mecanismo, o que da suporta as leis deficientes, as vozes silenciadas pelos fios de um novo coração...

    Luzes da verdade, Jaynne.

    ResponderExcluir
  6. Excelente analogia entre humano e máquina, entre vida e tecnologia. Um verdadeiro grito de alma...
    Adorei!

    ResponderExcluir
  7. DEIXEI UM SELO PRA VOCE NO MEU BLOG, PASSA LÁ E ACESSE A PAGINA "SELOS"

    ResponderExcluir
  8. Jaynne, você faz com que os sentimentos expressos na sua escrita passem para mim, adoro isso.
    Coração trocado por uma máquina totalmente comandada por mãos ágeis, se convencer a esquecer os gritos silenciosos que guardava em si, desistir de ser comandada sozinha por condições totalmente 'transparentes'.

    Gostei muito disso. Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Jay,
    Acabo encarando seu texto como algo mais além do que teria pensado simplesmente se fosse outra pessoa. Da maneira que te conheço, acabo por transparecer uma explicação mais adianta sobre suas preciosas palavras. É incrivél como acabo me surpreendendo cada vez mais com cada linha, com cada expressão.

    Hoje em dia, o amor (assim como todos os sentimentos provenientes dele) têm sido uma figura, apenas. Não consigo mais o ver como aquele sentimento presente na vida das pessoas como se fosse algo verdadeiro e acho que você entende bem a maneira com a qual escrevo, então. É muito fácil percebermos que as pessoas ligam mais para aparências e considero que esse seja um dos motivos principais para que a semente do amor não seja tão mais regada dentro dos corações das pessoas. Muitos, decidem amar pela metade, com medo de serem iludidos por ações e palavras. Alguns, não amam. Raras pessoas como você conseguem expressar sentimentos de forma tão verdadeira.

    Essa semana, parei pra pensar muito em um poema que você escreveu, algo relacionado com "Uma flor que nasceu nos asfalto" (se não me engano é esse o titulo do texto) e começou a passar um video em minha cabeça em que é preciso manter a esperança nas coisas, assim como no amor e nas pessoas. Mais uma vez, um texto seu mostrando um lado que pouca gente consegue entender, mas que de uma forma unica, só você consegue explicar. Parabéns Jay, é um prazer imenso te seguir! Uma ótima semana linda, com um sincero carinho,

    Pedro

    ResponderExcluir
  10. Belo texto. Forte e suave ao mesmo tempo, sabe? Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. amei o post, e o ultimo paragrafo é tipo assim, inspirador, amei!

    quem seguir e comentar eu sigo e comento tambem :)
    http://www.room649.com/

    ResponderExcluir

Dúvidas ou contribuições?
Deixe seus rabiscos aqui também...