quarta-feira, 9 de março de 2011

Faltava um pedaço


Abriu os olhos vagarosamente. Embora com as pálpebras já abertas, ainda não tinha realmente acordado. Sentia o gosto amargo na boca, gosto de arrependimento. Havia dois dias que tinha brigado com o pai. O jeito protetor dele machucava-a às vezes e acabavam sempre brigando. Mas, dessa vez, foi diferente: ela viu que eram definitivas as palavras que ele pronunciou com olhos sérios. Olhos de ponto final.
Obrigou o corpo a levantar-se. O coração apertado, de uma forma que ela nunca tinha sentido antes, parecia querer correr. Seu coração queria correr ao encontro de seu pai, pedir desculpas. Mas o orgulho não deixava suas pernas se moverem.
Desceu até a cozinha para preparar o café. Tudo fazia com que ela se lembrasse dele. De como ele preparava o café assobiando. Aquele café amargo, que ela sempre reclamava. Podia sentir até o cheiro que emanava dele, quando o abraçava bem forte.
O telefone tocou arrancando-a de seus pensamentos. Atendeu com a esperança de que fosse ele. Mas, no fundo, sabia que tinha puxado dele o seu próprio orgulho.
-Alô- Atendeu esperançosa.
-Senhorita Letícia Prado de Santana?- Disse uma voz desconhecida.
-É ela. O que deseja?- Perguntou curiosa e nervosa ao mesmo tempo.
-Aqui quem fala é Pedro Soares, do hospital Renascer. Seu pai sofreu uma parada cardíaca. Encontra-se internado em estado grave.
O telefone escorregou de suas mãos nesse instante. Seus olhos fitavam o nada. Suas pernas tremiam. Um filme de lembranças passava em sua cabeça. Lembrava dos abraços apertados, das histórias para dormir, de como corria à noite para o quarto dele quando sentia medo, de seu sorriso orgulhoso quando ela fazia algum avanço bobo, de tudo.
Depois de alguns minutos, extasiada naquelas lembranças, no medo que agora sentia, seu orgulho tinha sumido e suas pernas corriam em direção ao carro.
Mal conseguia colocar a chave. As primeiras lágrimas escorregavam por sua face. Acelerou e seria presa se pega na velocidade ultrapassada. Ela não estava consciente disso. A pessoa que ela mais ama está numa cama, à beira da morte.
Chegou aos prantos no hospital. Mal conseguia perguntar o quarto onde o pai estava. Correu para lá assim que descobriu. Deparou-se com aquele homem que tanto te ensinou. Pele pálida e frágil do tempo, qua agora o castigava. Olhos tristes a encaravam. Olhos de medo também. Aproximou-se.
-Pai- disse entre os soluços, apertando aquela velha mão cálida. Mãos que já lhes fizeram muito carinho quando criança- Me desculpa meu velho pai, eu não deveria ter dito aquelas palavras ao senhor. Fui tão errada!
O homem fingia-se distraído, mas ouvia o que ela dizia.
-O senhor é a pessoa mais importante que eu tenho nesse mundo. Meu escudo.
-Achei que eu fosse um inútil- ele disse finalmente e uma lágrima escorreu pelos seus olhos- Achei que eu fosse um velho imprestável e que só servia para te dar trabalho.
Essas palavras a acertavam ferozes e ácidas.
-Não- ela mal conseguia falar- nunca foi. O senhor sempre foi a única pessoa que sempre esteve ao meu lado, que me ensinou tudo o que hoje sei. Que construiu toda a minha personalidade. E que por isso é tão parecida com a sua. Meu velho e querido pai.
-Minha filha- o homem falava lentamente- eu nunca te disse, mas depois que sua mãe se foi, a única pessoa que me restou foi você. Você é a coisa mais preciosa que esse velho aqui tem. Todas as vezes que fui rude, não foi para machucá-la e sim para protegê-la. Hoje estou velho, frágil. Não posso mais proteger você, me desculpa minha filha, não posso mais estar ao seu lado.
-Papai, a única pessoa que tem que pedir perdão sou eu. Perdoe-me por todas as palavras mal pensadas. Eu te amo muito, papai.
-Eu também- saiu num sussurro.
O coração daquele velho homem havia parado. O dela batia lento e rápido ao mesmo tempo. Batia despedaçado, faltava um pedaço agora. Um pedaço que havia parado, junto com o coração do velho pai.


Pauta para o Bloínquês- 57ª Edição Conto-história.

Sim, estou viciada no Bloínquês. Mas, sinceramente não é proposital. Eu falo a mim mesma: Você só vai participar de uma edição por semana, duas no máximo. Mas a inspiração me agarra, coloca uma arma em minha cabeça e diz: Ou você participa, ou eu te abandono. Haha. Aí eu participo né? Contradizer inspiração não dá sorte. Obrigada à vocês meus amigos, que sempre leem esses meus gritos e que gritam também.

19 comentários:

  1. obrigada pelo selinho minha querida.. amei, amei, amei...rsrsr
    o quarto selinho da sua página de selos, é do meu blog..
    estou muito feliz em ve-lo aqui viu...seu blog é uma maravilha!!♥

    bejinnnn
    fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Você vai acreditar se eu dizer que uma lágrima caiu de meus olhos enquanto li esse texto ? Pode-se até dizer que isso foi baseado em história real, na minha história, não teve a parte do hospital, mas foi assim. O pior é que eu não pude dizer ao meu pai que eu o amava e que ele sempre foi o meu herói, partiu sem saber. Enfim, me emocionei lendo esse texto, nele eu vi o pior dia da minha vida, mas não fiquei triste com isso. Cada dia que passa aprendo a driblar meu orgulho e dizer mais oque sinto para as pessoas mais especiais.


    Adorei os selos, fiquei super feliz pois foram os primeiros que recebi e serão os mais especiais sempre, obrigado. E não sei se está certo mas eu indiquei eles para você, não entendo muito pois minha vida de blogueira é nova haha.

    Ainda estou devendo mais visitas aqui, me falta tempo mas saiba que adoro ler seus textos. :*

    obs:ignore os erros, me empolguei escrevendo e já estou meio ceguinha de tanto ficar na frente dessa tela de computador haha.

    ResponderExcluir
  3. Sinto que os seus textos sempre carregam uma mensagem de aviso antes da primeira palavra redigida. ' Antes da leitura coloque a emoção a frente dos olhos '
    E é isso o que eu faço. E no decorrer das linhas sinto que essa emoção se mistura com outras tantas espalhadas pelas palavras que aqui encontro. E quando me deparo com o ponto final, sinto-me completamente entorpecida por tantas emoções, e muito satisfeita com todas elas também. Essa é a magia dos seus textos Jay, cuide bem dela, como você tem feito tão bem.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. aaah todas somos viciadas nesses projetinhos especiais que quase sempre falam algo sobre oq tem dentro de nós

    ResponderExcluir
  5. Faço das palavras da Mai, as minhas. Seus textos sempre tem um tantão de emoção,e a gente sente isso.
    Eu nem me imagino em uma situação como essa :/ Deve ser muito muito triste.
    E que bom que o BLQ te inspira a escrever, fico feliz :D
    Bgs :*

    ResponderExcluir
  6. A razão vai embora por causa desse veneno chamado orgulho.. Mas que bom que houve tempo dessa reconciliação.

    Bom texto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Jay, que profundo!
    Acredito que tenha sido demasiadamente difícil para a coitada da garota ter uma despedida tão simples e ligeira com quem foi a presença masculina mais presente e importante na sua vida. Nestas horas o orgulho some, não é você quem o deixa sumir. Ele simplesmente amolece teu coração e sai de mansinho.
    Bom, analisando: o texto tem uma aparência muito boa e, aliás, mesmo sem uma fotografia o acompanhando, eu consegui perceber o decorrer da história como se estivesse vendo uma cena de um filme, ou melhor, uma cena ao vivo, sabe? Aqui na minha frente. É que suas palavras são muito próximas da realidade, adentram em nós, leitores, e mesmo que saiam deixam uma marca, uma mensagem, uma lembrança, deixam saudade.
    Organização: Nota 10 (sem palavras neste aspecto!)
    Ortografia Impecável, 10 (Jay, amor, veja esta frase dita pela filha que encontra-se no finzinho do texto "...a única pessoa que tem que pedir perdão É eu." Então não seria "SOU eu"?)
    Criatividade: 10, deixou, realmente sua imaginação fluir (e como fluiu em? rsrs)

    Boa sorte! (pra nós duas)

    Beijos ;**

    Com amor,
    |Cynthia|

    ResponderExcluir
  8. Bem, também pensei que fosse Cynthia, rsrs. Mas o word me contradisse e afirmou ser É e não SOU! Mas, vou deixá-lo de lado nesse aspecto, e irei modificá-lo para sou, acho que deixa a leitura mais nos padrões.
    Gosto quando vocês corrigem esses detalhes, me sinto muito feliz mesmo!
    Obrigada a todos.

    ResponderExcluir
  9. Não sabemos o que irá acontecer conosco, nunca sabemos. Nos dizem para aproveitar nossos dias como se fosse o último, mas se vivermos assim algumas conquistas não serão conquistadas. Mas, há uma coisa que sempre devemos fazer na vida: Mostrar nossos sentimentos, mesmo que pareça difícil temos que mostrá-lo. Por que ele sim nos enche por completo. Muito bom, Jay. Boa sorte no Bloínquês.

    ResponderExcluir
  10. Oh, minha florzinha. Obrigada por entender (: rs'
    Ah, leva um meme literário que encontra-se nesta página em meu blog
    http://cynthiadayanne.blogspot.com/p/selos_07.html


    Beijinhos :**

    ResponderExcluir
  11. blog legal!
    interessant gostei
    passa no meu tbm
    seguindo

    http://edducamargo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Esse foi com certeza um dos melhores contos que já li. Me fez quase chorar pela emoção que transmite.
    E aprendi também uma lição que irei levar pelo resto da vida: a de dar valor as pessoas que estão ao nosso lado.
    Não tenho nem palavras, você conseguiu me envolver na história e confesso que me coloquei no lugar dela.
    Parabéns, e boa sorte no Bloinques, você merece.

    ResponderExcluir
  13. Que lindo minha flor.
    Parabéns por ser tão fofa e tão talentosa, sucesso com o blog.
    http://garotasnasruas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Triste, mas lindo!!!
    Estou sem palavras...
    Amei!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. - você é tão real com suas palavras, e super criativa também. conseguiria imaginar qualquer coisa com essa frase base proposta para o BLQ, mas nunca um texto como esse.
    vale bastante a pena ler, maravilhosas palavras.

    ps. eu me senti ainda mais tocada por ele, por viver basicamente o mesma drama dessa garota, a única diferença, é que consigo sentir a sinceridade do pai do seu texto, já do meu...

    enfim, parabéns e booooa sorte nessa edição, torço por ti :*

    ResponderExcluir
  16. Jaynne, minha amiga!
    texto muito humano, bonito, fluente. Achei os diálogos um pouco grandes, desculpe eu estar dizendo isso, mas é que o texto já diz bastante por si só!

    Outro assunto: Como você é bonita, garota! Nessa nova foto deu para ver bem seu rosto!

    Abraçãoooo

    ResponderExcluir
  17. Jay,tem um meme pra vc aqui : http://truthsofaheart.blogspot.com/p/sexo-como-todas-sabemos-sexo-e-um.html

    bj

    ResponderExcluir
  18. bom, resolvi ler sua narrativa ao em vez de poesias. Acho que ela é mais nude, mostra o escritor por completo. Vou deixar minhas vaidades de lado e te elogiar pelo trabalho e por um texto tão íntimo.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  19. FICO SEM PALAVRAS - ELAS ME TRAEM AGORA - MAS DE TODO NAO AS PERCO, PORQUE SOU MAETRO DE ALGUMAS DELAS - A MAIORIA ESTÁ DISPERSA - DIGO APENAS QUE ME EMOCIONEI, RELEMBREI MEU PAI, QUE JÁ SE FOI, RELEMBREI O QUE PASSEI NA DOENÇA DELE, MAS JA SUPEREI ISSO HÁ MUITO TEMPO. SEMPRE BOM LEMBRAR DAS CAUSAS QUE CONQUISTAMOS - CAUSAS E COISAS - PORQUE NOS TORNA SERES MAIS HUMANOS E MENOS IDIOTAS. AMEI, TEXTO MUITO FORTE O SEU. BEIJOS DE QUEM TE AMA COM O CORAÇÃO E LHE DIZ COM A ALMA - NO RITMO DA POESIA - SINCERA

    ResponderExcluir

Dúvidas ou contribuições?
Deixe seus rabiscos aqui também...