terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval?


Carnaval, segundo o dicionário Aurélio, são três dias precedentes à quarta-feira de cinzas, dedicados a várias sortes de diversões, folias, folguedos. Na televisão uma explosão de alegrias, purpurina, samba no pé.
Os comerciais de cerveja são mais frequentes. Mulheres praticamente peladas aparecem sambando com um sorriso esplêndido na face. Saltos, pandeiros, fantasias. Escolas de samba com seus carros alegóricos gigantes ganham a atenção da arquibancada que ali vibra.
Mas onde estará o resto da plateia? Em casa vibrando na televisão de 14 polegadas? Descansando da batalha diária para sustentar a família? Ou quem sabe ainda seus telespectadores não estejam deitados sobre as calçadas, assistindo de camarote toda essa folia?
Alguém faz ideia de quanto custa a fantasia de uma baiana? Quantas baianas a mais têm numa única escola de samba? Deixando de lado as madrinhas, porta-bandeiras, rainhas e todo o resto que ali “samba”.
São três dias. Três dias em que a subjetividade de uma minoria está acima da fome de muitos. Três dias de festa, samba, “diversão”. E o resto de uma vida que poderia ser mudada na miséria.
Quanto dinheiro não é gasto em apenas três dias? Quantas vidas não poderiam ser mudadas com o mesmo? Como sambam e se divertem sabendo que o resto de uma população está “sambando” todos os dias nas esquinas em busca do que comer?
Sabe onde vão parar todos aqueles carros alegóricos que custaram milhões de reais para serem confeccionados e desfilarem por três dias? No lixo. Quantas pessoas não poderiam ter sido tiradas dele?
Carnaval para mim está muito longe de ser divertido. Talvez eu até descanse, mas conseguem descansar também aqueles que no solipsismo diário sentem na barriga o vazio que aqueles milhões poderiam preencher?
Meus olhos assistem indignados a esse teatro carnavalesco. O teatro vivido por personagens sofridos, excluídos e esquecidos. O teatro da desigualdade!


Pauta para o Bloínquês- 50ª Edição Opinativa.



Só esclarecendo que não foi minha intenção ofender ninguém que samba, curte e se diverte no carnaval. É só minha opinião e o que meu coração sente. Talvez vocês discordem e tem todo o direito, cada qual pensa de uma forma. Essa é a minha forma de pensar. Caso a sua seja diferente, é só escrever a sua opinião e participar da Edição Opinativa, haha. Agradecendo desde já a compreensão de todos!

19 comentários:

  1. Penso o mesmo que ti.
    Sério. Carnaval para mim é algo que só serve para atrasar a vida dos outros.
    SJAJIJSIAJSJ

    Enfim ,belo texto opinativo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pessoalmente, eu não gosto do Carnaval. Para mim é uma 'distração' que não vejo nenhuma graça. Mas claro, isso é uma opinião pessoal.
    E concordo com o que você disse, as pessoas fazem tantas coisas em prol pessoal, em prol da diversão, mas é só falar em paz mundial, em fome, miséria, no meio ambiente, que elas torcem o nariz, reviram os olhos, bufam, ignoram. É triste, devo dizer, mas é real. Contudo existem aqueles que fazem alguma coisa, porque a humanidade pode está afundada em pleno caos, mas ainda existem aqueles que brilham, mesmo que sejam pequenas fagulhas em meio a escuridão, ainda assim eles brilham.
    Gostei do seu ponto de vista. Boa sorte no Bloínquês, espero que leve o pódio. ^^

    Beijo Jay.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, nunca gostei mesmo do carnaval. E você expressou sua opinião neste texto que eu tenho certeza que poderia usar para expressar o que eu também acho do carnaval.
    Meus parabéns, e boa sorte no projeto *-*

    ResponderExcluir
  4. Confesso que "curtição" é uma coisa que me agrada. Mas nunca concordei com a ideia de usufruir de certa quantidade de dinheiro que, com certeza, poderia ser distribuída entre diversas pessoas que, realmente, necessitam disto para sobreviver.
    Tenho isto como algo meio que imaturo, sim. Mas, por outro lado o que é que hoje em dia não é dinheiro jogado fora?

    Ótima texto!

    Ah, aproveitando... Feliz dia da mulher! Parabéns!

    Beijos.
    Com amor,
    Cynthia ;*

    ResponderExcluir
  5. Que delicia te receber no meu blog.
    Não te condeno com esse texto elaboradíssimo, pura verdade, mas ao mesmo tempo acho que quem curte carnaval não deve ser discriminado, existe desigualdade sim, principalmente no nosso país.

    Meu beijooO*

    ResponderExcluir
  6. Não gosto do carnaval. Simplesmente nada dele e nada que ele possa oferecer. Poluição sonora, desrespeito (sim, desrespeito, e ninguém venha me dizer que só vai pra descontrair, por que tem sim!, imensas multidões,e muitas doenças. E no final o que as pessoas ganham? Mais dez números de telefones dos sexos opostos ou não na agenda? Mas, alguns garotos ou garotas na lista dos ficantes? Não, definitivamente carnaval não é comigo. E tem momentos que não respeito a escolha pessoal de outras. rs Por que elas, antes de tudo, tem uma tremenda falta de respeito sobre a minha opinião.
    Muito boa opinião, Jay. Como sempre de parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Gostei e concordo contigo...
    Belo texto!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Jaynne!
    Puxa, e não é que você é boa de crônica minha amiga?
    Belíssima reflexão a sua! Sobre o espetáculo da "bundologia" versus o da fome, sem espetáculo algum...
    Também não tenho nada contra quem curte carnaval, mas se abre sim uma série de pensamentos nessa época. Parabéns!!!
    Brigadão por estar sempre lá no meu blog!
    Abraçãoooo
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de carnaval, não por não gostar de me divertir, mas pela falsa imagem criada em torno disso. Também acho que dão atenção demais pra isso ao invés de olharem pelos grandes problemas que temos no país.

    Boa reflexão.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Eu tambem acho que muito dinheiro , para depois simplesmente ir para o lixo .
    A unica divesão que eu vejo no carnaval são as ferias mesmo

    ResponderExcluir
  11. Que criatividade é essa, menina?
    Um desclassificado, mas o outro ficou show.

    Adorei!

    Sua nota tá lá, beijos

    ResponderExcluir
  12. Gosto de carnaval, mas vejo que seu ponto de vista é muito certo sobre o que acontece com todos. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Pondo de vista muito bem expressado e muito bem apoiado!
    Eu particularmente não vejo nenhuma graça em ficar vendo mulheres seminuas sambando.
    Acho que é um espetáculo bonito e criativo, e respeito, por ser cultura.
    Mas só isso. Como você disse, coisas muito mais construtivas poderiam ser feitas com esse dinheiro.
    A favor de um mundo melhor, sempre!
    Beijão amiga!

    ResponderExcluir
  14. Carnaval é parte da identidade cultural brasileira. Quem julgará negativa a mobilização das massas populares acerca dos festivos carnavaléscos? As pessoas que compram suas fantasias e abadás; as que comparecem aos sambódromos ou lotam as ruas, são aquelas mesmas que movimentam a economia do país. Sem contar que nesse período o mercado turístico fica superaquecido, possibilitando uma maior rotatividade econômica e contribuindo com a visibilidade /notoriedade internacional por simplesmente, fazermos o melhor carnaval do mundo.Isso não significa desprezar os problemas sociais, mas assumir e nos orgulharmos da vasta produção cultural nacional.Outro aspecto relevante: a miséria não será erradica se as pessoas pararem de bricar o carnaval, visto que, a solução convida mecanismos estritamente governamentais.Logo, saibamos separar cultura x política

    ResponderExcluir
  15. Correção: Ao querer escrever ERRADICADA,no texto acima, acabei digitando "erradica".A frase devia ficar assim: " a miséria não será erradicada" (...). Feitos os devidos ajustes, não poderia deixar de elogiar a autora do texto em discussão, cujo poder de argumentação é formidável. Desejo muita inspiração sempre. Ósculos e amplexos!!!

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião esse foi o melhor texto que você ja vez...
    Cada um com sua beleza!

    Bjao

    ResponderExcluir
  17. Senhor Anônimo penúltimo, assim espero que compreendam. O que questiono é o seguinte: Por quê não investir o dinheiro que movimenta a "economia" de um país que se diz rico, nas pessoas que necessitam de um lugar para morar, de um prato de comida, de um cobertor?
    Dizer que um país é rico porque possui uma vasta cultura ou blábláblá, se contradiz ao fato do que os meus olhos assistem todos os dias ao passarem pelas ruas, que de forma explicíta mostra a verdadeira "riqueza" desse país, que sim, tem estrutura suficiente para se dizer um, mas não têm políticos suficientemente capazes de colocar em prática essa rotatividade econômica. Tal qual só vai parar no bolso de uma minoria opressora.

    ResponderExcluir
  18. Senhorita escritora, louvável seja sua consciência política acerca das questões sociais do nosso país.Mas,o que justifica atribuir "culpabilidade" ao carnaval? Sim, porque o abismo social entre ricos e pobres sempre existiu. Convém perguntar o que mudaria no atual quadro nacional se, por exemplo, o carnaval fosse extinto.

    ResponderExcluir
  19. QUERIDA JAY, TE ACHO MARAVILHOSA EM TUDO O QUE FAZ, E DESSA VEZ - POR LÓGICA - NÃO FOI DIFERENTE! VI PELOS COMENTÁRIOS DAS PESSOAS QUE SUAS IDEIAS PARTICIPAM DE UM INCONCIENTE COLETIVO, UMA VERDADE DECLAMADA POR MUITOS. DIZ-SE NO MEIO ESPÍRITA - JA BEM SABES QUE SOU- UMA IDEIA ISOLADA NAO PODE SER TOMADA COMO VERDADEIRA, ASSIM COMO UMA IDEIA VERDADEIRA É PROCLAMADA, AO MESMO TEMPO, EM VÁRIAS PARTES DA TERRA. VÊ-SE QUE SUAS IDEIAS SAO VERDADEIRAS E PROCLAMADAS, E AVERDADE NAO TEM MEDO DE SE EXPOR: ELA MOSTRA NOMES E CARAS, MOSTRA-SE INTEIRA PARA QUE AS COMPREENDAMOS. VOCE FEZ ISSO E SEUS LEITORES FIEIS TAMBEM. AINDA QUE ALGUNS DISCORDASSEM CERTOS PONTOS, NAO O FIZERAM NOS PRINCIPAIS - O DESCASO, A FOME, DIVERSAO DE UNS E TRISTEZA DE OUTROS, ETC. - É LÓGICO QUE CADA UM PENSA E AGE COMO QUER, MAS ISSO NAO MUDA AS VERDADES QUE DISSESTES. DEFENDO-LHE AS HONRAS DIZENDO, SEM MEDO ALGUM, QUE A ÚNICA IDEIA CONTRÁRIA FOI DE UM ANÔNIMO. POR QUE NAO QUIS SE REVELAR? MEDO, RECEIO, RESERVA? RESPEITO A AÇÃO DELE, MAS REFLITO QUE OS PROCLAMADORES DA VERDADE NAO DEVEM TEMER IR A PÚBLICO. - NAO TEMEI QUEM PODE MATAR O CORPO, POIS QUE É PERECIVEL E MORTAL; TEMEI QUEM LHES ALCANÇA A ALMA, E PODE PERECÊ-LA NA ESCURIDÃO DA IGNORÂNCIA - EIS QUE EU NAO TEMO O UE DIGO, ANTES PONDERO BASTANTE! NAO TEMO MESMO DECLARAR AQUI MINHA ADMIRAÇÃO E AMOR QUE LHE TENHO... PORQUE TODOS A AMAM, E EU NAO ME EXCLUO DESSA LISTA. OBRIGADO!

    ResponderExcluir

Dúvidas ou contribuições?
Deixe seus rabiscos aqui também...