sexta-feira, 1 de abril de 2011

O herói


Esquivou-se, respirou e acelerou-se;
Olhos mantinham-se presos,
Havia sido aquele o primeiro ato
(In)docemente arriscado ao indefeso.

Destemido, sagaz e uniformizado
Passos rápidos, últimos segundos
Características sólidas, corajosas.
Mãos firmes sobre os necessitados do mundo.

Necessitavam de olhos atentos
De um coração bom e solidário
De mãos firmes, de coragem
 E eis que uma mão estendeu-se para ajudá-los.

Indócil era o momento, mais não os olhos
Crianças choravam na ciranda de fogo
Jatos de água, arriscavam suas vidas
É assim o coração de um bombeiro, corajoso.

Pauta para o Bloínquês- 32ª Edição Poemas.

13 comentários:

  1. Tem selo pra ti no meu blog: só passar em "Selos e Projetos" e pegar o oficial. ^^

    ResponderExcluir
  2. Vc tem alguma coisa se a letra é minha
    por que vc não olhou o artista

    ResponderExcluir
  3. Eita...concorrencia tá dura!
    Lindo o texto.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Vou comentar diferente essa semana, acho que você me entenderá melhor assim. Mas caso haja dúvidas e reclamações é só entrar em contato que resolveremos juntas.
    Começando:

    "Esquivou-se, respirou e acelerou-se
    Olhos mantinham-se presos
    Havia sido aquele o primeiro ato
    (In)docemente arriscado ao indefeso."

    [Esquivou-se, respirou, aumentou o passo.
    Olhos, mantinha-os presos.
    Havia sido aquele o primeiro ato
    Inocente, arriscando pelo (ou por o)indefeso.] A mensagem é a mesma, mas é cotrução ganhou um tom de mistério. É só uma dica para que você perceba a sutil diferença e a use em outros trabalhos.

    "Destemido, sagaz e uniformizado;
    Passos rápidos, últimos segundos.
    Características sólidas, corajosa.
    Mãos firmes sobre os necessitados do mundo."

    {a pausa causada pela pontuação que eu inseri nessa estrofe deu continuidade a sequência da estrofe anterior. Que pela minha interpretação é um dos objetivos do poema: contar essa história.]

    "Necessitaram de olhos atentos
    De um coração bom e solidário
    De mãos firmes, de coragem
    Eis que uma mão estendeu-se para ajudá-los.

    [Esse 'necessitaram' dá a idéia de que você fala do bombeiro, mas não é. Como a intenção é falar dos socorridos o melhor seria usar 'necessitavam'. Veja aí se não fica melhor? e no finalzinho você poderia colocar o conectivo "e" para fechar a estrofe. ex: " E eis que uma mão estendeu-se para ajudá-los.]

    "Indócil era o momento, mais não os olhos;
    Crianças choravam na ciranda de fogo
    Jatos de água, arriscavam suas vidas
    É assim o coração de um bombeiro, corajoso." [só a mesma chamada para a pontuação.] Bem, eu tinha muito o que comentar sobre esse, mas resolvi te mostrar como eu vi as suas palavras. No outros quesitos, você me surpreendeu ainda mais. Sempre tentanto ser bem pontual, seu peder a suavidade.

    ResponderExcluir
  5. Definiu bem a coragem e amor que eles têm na profissão, arriscando a própria vida para salvar estranhos.
    Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ah, belíssimo, Jay! Gostei tanto deste tema, mas minha semana foi tãoooo corrida... Bom, achei legal as palavras que você usou. Claro que o poema poderia ter ficado melhor, eu sempre confiei em você quanto à sua superficialidade nos poemas e em tantos outros textos de diversos gêneros que escreves. Parece que você deixa o texto se aperfeiçoar na nossa realidade, e os detalhes são sempre bem precisos.
    Eu nunca fui muito boa com poemas e não sei me explicar bem diante de um, mas eu entendo, compreendo, eu sinto bem a "personalidade" das tuas palavras.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. - oooi :) .. to passando pra dizer que tem um presentinho pra você aqui > http://juliane-bastos.blogspot.com/2011/04/desde-04042010.html < .. é de agradecimento por fazer parte da história do meu blog. obrigada por tudo, beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Own, poema liindo <3
    Bombeiros, que possuem uma coragem extrema merecem ser valorizados por suas ações tão benéfica para quem está em uma situação difícil, como por exemplo, um incêndio.
    Besos, Flor *-*
    http://cleanaiir.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Jaynne minha amiga!
    Que belo poema, sem muita figura de linguagem, o que disse, disse, mas repleto de significados. gostei mesmo.

    Quando a faculdade, puxa..., trabalhar e estudar à noite, fiz isso também, mas vale a pena, te dedica que tem retorno depois!
    Ótima sorte para ti!
    Beijos

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Pra tudo é preciso de coragem na vida. Tanto pra arriscar-se como para esquivar-se.

    ResponderExcluir
  11. OLHA SÓ, VEJO QUE TENS UMA CORRETORA MELHOR QUE EU RSRSR É QUE NAO ATREVO-ME A MECHER EM IDEIAS E ESTRUTURAS PRINCIPAIS; VEJO APENAS O QUE PODE PREJUDICAR O TEXTO, MAS AS CORREÇÕES FEITAS PELA BELL SAO MUITO PERTINENTES E VÁLIDAS! SOMOS TODOS HEROIS UM DIA, E PENSO QUE VOCE TORNA-SE MINHA HEROINA (DE HERÓI) PORQUE SALVASTE-ME DA SOLIDÃO POÉTICA EM QUE HAVIA ME CONFINADO, TORNANDO-SE, POR MINHA DECISAO, MUSA INSPIRADORA........

    ResponderExcluir

Dúvidas ou contribuições?
Deixe seus rabiscos aqui também...