domingo, 20 de março de 2011

O espelho quebrado

Enquanto eu mergulhava dentro dessa água quente,
Eu sentia que aquilo tudo nunca passou de meras palavras.
Desrespeitamos nossos sentidos e hoje eles gritam para nosso silêncio.
E por mais que você olhe no espelho e diga a si mesmo:
Nunca deixei de ser eu!
Ele te devolverá palavras desrespeitadas como lição:
Não, não és. Deixou de ser quando proferiu sua alma distorcida.
E por isso nem enfrento meu reflexo mais, se é que eu ainda o tenho.
Acusamos demais o tempo, e ele deve estar se queixando disso agora.
Apontamos nossos dedos para o infinito, mas a verdade é que eles deveriam virar-se para nossos próprios ecos.
Perdemo-nos dentro de nossas dúvidas e elas nos engoliram para lugares distantes.
E desmanchamo-nos nessas águas quentes que hoje passeiam em nossa face, nos provando que tomamos decisões iníquas as nossas almas.
Ferimo-nos com armas de fogo e agora as cicatrizes levaram nosso amor ao coma profundo. Talvez ele morra. Mas meu inconsciente ainda se lembrará de você enquanto os aparelhos mantiverem esse nosso amor respirando.
Talvez um dia, quando nossa boca proferir as palavras corretas, possamos trazer-nos de volta para o espelho e talvez possamos nos tornar em nós mesmos de novo. E assim o medo que sinto possa também ir embora. E eu colarei o espelho novamente. Ele me mostrará uma alma rachada, mas ela será novamente minha e eu voltarei a ser realmente eu. Pois só posso me ter, quando você está dentro de mim. Caso contrário o reflexo que ali aparece estará distorcido, oco.


Dedico a minha amiga Any do blog Idiossincrasias.

13 comentários:

  1. Nossa, tudo. Amei o texto. muito profundo e você escreve muito bem, parabéns Jay.

    ResponderExcluir
  2. Certos momentos são difíceis de olhar o reflexo dos espelhos, muito bom o post!

    ResponderExcluir
  3. as vezes é dificil se ver em meio de pessoas que dizem que não somos quem somos

    ResponderExcluir
  4. Profundo. Confuso, mas profundo. Gostei da metáfora do espelho, sobre olhar para nós mesmos de vez em quando. Às vezes é difícil fazer isso quando há algo perturbando sua consciência, algo que te incomoda. Pelo que eu entendi, esse texto envolve essa perturbação e uma segunda pessoa, já que, sem ela, você não é completa. E se a resposta está em você e não em outra pessoa? Enfim, talvez eu tenha entendido errado, mas por alguma razão, gostei da palavra e da metáfora. Sou fã de metáforas, haha.

    ResponderExcluir
  5. Acho que a coisa mais dificil que existe hoje em dia, é a gente ter coragem pra expressar tudo aquilo que sentimos com serenidade e veracidade em cada palavra. Eu não sei se já disse, mas é sempre bom relembrar que aqui eu consigo me sentir em paz. Seu blog me traz paz. É algo muito lindo vir aqui e sentir cada palavra dentro do nosso coração. Obrigado, de verdade, também, pelo comentário em meu blog que me fez repensar demais sobre algumas coisas que eu não estava acostumado a ver. Obrigado pelo carinho.

    Um grande beijo, boa semana, com carinho,

    Pedro

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes buscamos respostas que não temos, como olhar no espelho e tentar entender todas as nossas verdades. Elas estão lá! Mas nunca são tão evidentes.
    Essa imagem no espelho, suposta realidade pessoal, pode evidenciar cacos de nós mesmos. Somos mais que isso! Muito mais!

    ResponderExcluir
  7. Um texto envolvente, com metáforas bem colocadas. E com um sentido que prende o leitor de forma intensa. Como sempre as emoções se intensificam em cada palavra. Lindo Jay, mesmo.

    E quero que saiba que os seus comentários sempre me fazem um bem danado. É com grande alegria que os leio. Saiba que também admiro deveras a sua escrita, de verdade.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  8. "Os aparelhos mantiverem nosso amor respirando"....
    NOSSSAAAAA!!!!
    Sensacional!!!
    Não tenho muito que dizer minha amiga, mas acho sinceramente que têm alguns textos em que vc se supera mesmo. Começa simples, singelo como esse, de repente me vens com uma expressão de máxima literatura. Tem certeza que vc só tem 17 anos?
    Não querendo menosprezar ou rotular pela idade, mas acho que vc está muito adiantada mesmo, se seguir assim, tem tudo para eu ir num lançamento daqui há algum tempo!
    Estou muito orgulhosa de ti!
    Sinceramente amiga!
    Grande abraço e ótima semana!

    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Minha amiha, muito obrigada pelo texto.
    Sempre fui encantada pela metáfora do espelho, acho muito sugestiva. Às vezes tão cruel, nos mostra faces desagradáveis de nós mesmos, aquelas que fazemos tanta questão de esconder, aquelas que distorcemos e revelamos de forma irreal. Não adianta, não há como fugir de nós mesmos, não há para onde fugir. O espelho nos revela em nossa totalidade. Nós e nosso reflexo, ali, tão íntimos e tão próximos que chega a ser assustador, nos fazendo nos afastar dele. Mas sem reflexo, não somos completos, dependemos dele para nos sentir.

    Parabéns pelos lindos textos.
    E só queria dizer que meu amor por você é imutável. Eu sempre continuarei a te amar, sempre, sempre, sempre.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  10. te achei porque faço mandalas com cacos de espelho, dou nova vida para eles, uma nova oportunidade de refletirem...e estava pesquisando sobre o azar dos espelhos quebrados.sou o poeta vagabundo, visite meu blog, torne-se minha seguidora, pois eu me tornei seu seguidor hihihi
    umpoetavagabundo.blogspot

    ResponderExcluir
  11. GOSTO DE PENSAR QUE NESTA VIDA VEMOS AS COISAS COMO SE FOSSE NUM ESPELHO QUEBRADO. POR QUE? BUSCAMOS ENXERGAR A VERDADE MAS PRECISAMOS DE ÓCULOS PARA VER, E NAO O TENDO, VEMSO TUDO POR UMA ÓTICA LIMITADA, TAL QUAL UM ESPELHO QUEBRADO... O MITO DA CAVERNA, DE SÓCRATES, NOS REVELA UM MUNDO QUE NAO VEMOS: O MUNDO DAS IDEIAS, DA VERDADE, O ESPIRITUAL; ENQUANTO A TERRA É A REALIADADE QUE NOS PRENDE À MATÉRIA, À VISAO DISTORCIDA E AO CAOS....

    ResponderExcluir
  12. "Um dos Blogs mais lindos que vi..., o que mais me tocou, o único que me emociona.."

    Jayne, li a página "D'ela", de vc, fiquei mega encantada...
    eu me emociono com a arte..e acho sempre que ela não só revela o atista como lhe transcende e se torna ainda mais sublime...
    Seu Blog, em tudo que há, é sublime!
    To encantada!

    ResponderExcluir
  13. se tens 18 anos... serás um vitoriosa! arrisco que já é... Belo canto este teu.. Amei. Parabens. Virei seguidora.

    ResponderExcluir

Dúvidas ou contribuições?
Deixe seus rabiscos aqui também...